home Em Cartaz APARECEU A MARGARIDA

APARECEU A MARGARIDA

Release

 

APARECEU A MARGARIDA

GANHA VERSÃO ESTRELADA POR WILSON DE SANTOS

 

Montagem do Teatro do Riso tem direção de Elias Andreato e estreia em São Paulo festejando os 50 anos de criação do texto.

 

Dona Margarida está fazendo 50 anos. E na trilha dos festejos da obra de Roberto Athayde, um dos textos brasileiros mais encenados no mundo, o ator Wilson de Santos dá vida à personagem cinquentenária com uma nova montagem de Apareceu a Margarida, onde oferece sua visão irônica e bem humorada ao icônico “monólogo tragicômico para uma mulher impetuosa”. Com direção de Elias Andreato, a peça estreia no dia 02 de outubro no Teatro Renaissance, em São Paulo, numa temporada que se estende até 18 de dezembro, sempre aos sábados, às 19 h.

 

Essa é a primeira vez que Wilson e Elias trabalham juntos, e a dupla resolveu começar a parceria exatamente com Apareceu a Margarida, levando ao palco o desafio de criar uma nova versão dessa professora de personalidade tão autoritária quanto surpreendente. Em uma viagem vertiginosa de raciocínio, Dona Margarida expõe sua visão do mundo em um diálogo direto e desbocado com a plateia, que se transforma em sua classe de alunos insubordinados. Nessa “aula” incomum, temas como autoritarismo, sexo e educação são misturados e transformados num fluxo de ideias inusitado, criando uma metáfora sobre as consequências dos abusos de poder em uma sociedade inculta e passiva.

 

Tudo isso feito a partir do filtro do humor, um dos traços em comum nos trabalhos do ator Wilson de Santos e do diretor Elias Andreato. Assim, o autoritarismo desproporcional da professora, suas memórias pessoais e a abordagem incomum dos assuntos que ela traz à tona são usados para levar o ator a fazer aquilo que ele sabe criar como poucos: uma cumplicidade direta – e sempre hilária – com o público. Foi assim com a Irmã Maria José em “A Noviça Mais Rebelde” e com as mulheres de “Brincando em cima daquilo”, só para citar montagens recentes onde a quarta parede veio abaixo com a presença do ator em cena.

 

Dessa vez, a figura complexa e contraditória de Dona Margarida é que ganhará voz a partir do que Wilson e Elias propõem como jogo de cena.  Um jogo, aliás, que teve suas primeiras regras estabelecidas em 1971, quando Roberto Athayde escreveu Apareceu a Margarida com apenas 21 anos de idade. A peça ganharia visibilidade dois anos mais tarde na estreia protagonizada por Marília Pêra e dirigida por Aderbal Freire-Filho, no Rio de Janeiro. O sucesso estrondoso do espetáculo desencadeou produções em vários países, superando a marca de 300 montagens ao redor do mundo – cerca de 60 delas produzidas na França ao longo de mais de 40 anos em cartaz, enquanto nos Estados Unidos o espetáculo passou de Off-Broadway para a Broadway, devido ao grande sucesso.

 

Somente durante a pandemia da Covid-19, o autor cedeu sete autorizações de montagens para artistas da Argentina, Suécia e Inglaterra, por exemplo. A estreia no dia 02 de outubro no Teatro Renaissance chega para reforçar o fôlego e atualidade do texto de Roberto Athayde no ano em que ele completa 50 anos de criação, mas também para ressignificar as palavras de Dona Margarida num Brasil que, entre memes, CPIs e fakenews, vem tentando manter o humor enquanto tenta estabelecer novas narrativas de poder.

 

As apresentações são realizadas com recursos da lei de auxílio emergencial Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

Ficha Técnica:

Com Wilson de Santos

De: Roberto Athayde

Direção: Elias Andreato

Direção de Produção: Leonardo Leal

Figurinos: Fábio Namatame

Cenografia: Gabriel Gombossy

Designer Gráfico: Vicente Queiroz

Ilustrações para Cartaz: Caio Borges

Trilha Sonora Composta: Jonatan Harold

Fotos: João Caldas Filho

Voz Gravada (Off) / Hino do Professor: Bruna Guerin

Imagens do Aluno: Rodrigo Shueri

Vídeo abertura: Fernando Bitencourt

Operação de Som e Luz: André Ciambroni

Assessoria de Imprensa: Morente Forte

Release: Beto Mettig

Realização: Teatro do Riso

Serviço

APARECEU A MARGARIDA

 

Estreia: 02 de outubro

 Teatro Renaissance  

Al. Santos 2233

Sábados – 19h

Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Duração: 75 minutos / Recomendação etária: 14 anos

Vendas on Line:

https://bileto.sympla.com.br/event/68955?utm_source=pwa-symplabiletoios-production&utm_medium=webapp_share&utm_campaign=webapp_share_event_68955

Temporada: até 18/12/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

agen bola terpercaya Agen bola bandar bola terbesar link judi slot judi online slot casino live skor