home Acervo EU e ELA

EU e ELA

Release

Cláudia Mauro

 em

EU e ELA

 

De Guilherme Fiuza

Direção Ernesto Pícollo

Com Renata Paschoal e Andre Dale

 

Sábados e domingos no Teatro MuBE Nova Cultura

Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro, espetáculo que marca a estreia do autor Guilherme Fiuza no teatro, chega aos palcos de São Paulo com direção de Ernesto Picollo

 

Primeira incursão dramatúrgica de Guilherme Fiuza no teatro, a comédia Eu e Ela faz curta temporada no Teatro MuBE Nova Cultura com Cláudia Mauro no papel central.

Conhecido por suas crônicas políticas e sucessos editorais como Meu nome não é Johnny e Bussunda / A vida do Casseta, Fiuza escolheu um tema um tanto quanto inusitado para sua estreia teatral: a barata. Esqueçam qualquer tipo de alusão intelectual ou questionamentos infindáveis que remetam a Kafka ou Clarice Lispector. Trata-se de um divertido e angustiante encontro entre uma mulher de meia idade e o inseto odiado por dez entre dez mulheres. Sozinha em seu apartamento, Bárbara aguarda notícias do marido, enquanto monitora por telefone os passos da filha adolescente e resolve questões de trabalho por email. Não seria uma noite muito diferente de tantas outras não fosse a presença do inseto asqueroso que a encurrala em seu apartamento e ao longo da história a deixa histérica – trazendo à tona o fracasso de seu casamento, a insatisfação com o emprego e consigo mesma.

“Essa história, mais do que uma comédia rasgada, é uma crônica sobre a solidão feminina. A relação das mulheres com a barata sempre me chamou atenção. É mais do que nojo e medo, é quase um fetiche ao contrário. A peça não é cabeçuda, é prosaica. O simbolismo brota da banalidade. O teatro é poderoso para você arbitrar aquela situação limite e aprisionar toda a plateia naquela situação” Conta Guilherme Fiuza, que em seu vasto currículo inclui a co-autoria do seriado O Brado Retumbante, da TV Globo.

Aos 45 anos, casada e mãe de um casal de gêmeos de três anos, Cláudia Mauro praticamente emendou um trabalho atrás do outro em 2014. Integrou o elenco da novela Em Família, da TV Globo, participou do espetáculo Randevu do avesso e iniciou 2015 com grande expectativa com a sua protagonista. “Tive uma identificação muito rápida com a personagem e com o texto do Guilherme – que é genial! Confio nele e gosto de tudo o que ele escreve. Me sinto muito à vontade em cena. E trabalhar com o Neco é maravilhoso. É um diretor muito criativo, sensível, cuidadoso e com muito bom humor, uma pessoa que gosta de rir! Um diretor que sabe se comunicar muito bem com o publico, que faz o texto chegar da melhor maneira possível. Era tudo o que eu queria e precisava nesse momento da minha vida. Me sinto preparada pra isso”, afirma a atriz.

Claudia exibe grande preparo físico para enfrentar a ação frenética do espetáculo. Sua personagem salta, rasteja e anda por cima dos móveis, no duelo às vezes real, às vezes delirante com a barata. Claudia Mauro ainda mostra seu talento de bailarina em número musical composto por Fiuza em parceria com a cantora Liah Soares especialmente para a peça.

O espetáculo ganha tons non sense com a participação especial dos atores Renata Paschoal e Andre Dale que se desdobram em papeis divertidos como o porteiro “Seu Zé”, os policiais acionados para exterminar o inseto e até a presença física da própria barata.

O diretor Ernesto Picoolo comenta: “Conheço a Clô desde a adolescência, mas incrivelmente nunca trabalhamos juntos. Esse é um desejo antigo que estamos realizando agora. Desde a primeira leitura vi que ela tinha o tom certo para a personagem. Vai da comédia ao drama rapidamente”.

Fiuza teve a ideia do argumento em 2013 e mencionou-a casualmente numa conversa com Maitê Proença – que se tornou incentivadora do projeto e ajudou a produzi-lo. O autor contou ainda com o apoio dos diretores Moacyr Góes e Domingos de Oliveira, primeiros leitores do texto. Segundo Fiuza, talvez tudo não fosse além de um papo doido entre amigos sem a chegada da produtora Renata Paschoal (Forte Filmes): “Ela acabou com a conversa fiada e concretizou o projeto”.

 

Guilherme Fiuza Autor

Jornalista e escritor, Fiuza é autor dos best-sellers “Meu nome não é Johnny”, “Bussunda – A vida do casseta” e “Giane – Vida, arte e luta”. Escreveu também os livros “3.000 dias no bunker”, “Amazônia, 20º andar” e “Não é a mamãe – Para entender a Era Dilma”. É articulista de “O Globo” e colunista da revista “Época”. A adaptação cinematográfica de “Meu nome não é Johnny” (direção de Mauro Lima) tornou-se a maior bilheteria nacional em 2008 e conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em várias categorias. A minissérie “O brado retumbante” (TV Globo, 2012), da qual Fiuza é co-autor com Euclydes Marinho, Denise Bandeira eNelson Motta, foi indicada ao Emmy Internacional 2013. O escritor agora leva para o teatro seu estilo de extrair humor das situações-limite, buscando nos conflitos psicológicos a melhor narrativa dos atos humanos.

 

Ernesto Piccolo Diretor

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1962. Aos 12 anos de idade, entra para O Tablado, de Maria Clara Machado. Aos 18 anos, quando fazia a peça “Nossa Cidade”, de Thorton Wilde, foi convidado por Janete Clair para fazer a novela “O Jogo da Vida”, na Rede Globo, marcando sua estreia na televisão. Aos 23 anos, começa a dar aula de teatro e também a acumular a tarefa de diretor.

Passa a ser um dos diretores mais ativos do teatro carioca, com diversos prêmios, sendo indicado duas vezes ao Prêmio Shell: melhor direção por “Divã” e na categoria Especial pelo desenvolvimento do projeto Oficinas de Criação de Espetáculo, que ele coordena e dirige no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Recebeu também o Prêmio Coca Cola pela direção do musical infantil “A Guerrinha de Tróia”.

 

Claudia Mauro – Atriz

Atriz e bailarina, Cláudia Mauro estreou no teatro profissional em 81. Sua formação tem passagem pelo Tablado e CAL, no Rio de Janeiro, além de cursar a Faculdade de Letras na PUC/RJ. Também fez cursos de dança em Londres em 1986 e 1987.Dançou com Carlota Portella,Renato Vieira,Marly Tavares e Lennie Dale no Barsil. No teatro destacam-se: Splish Splash, musical de sucesso nos anos 88/89, o premiado Salve Amizade, de Flávio Marinho, Bodas de Papel, de Maria Adelaide Amaral, Caixa Dois, de Juca de Oliveira com direção de Fauzi Arapi, Nada de Pânico (Noises Off), tradução e adaptação de José Almino com direção de Enrique Diaz, Marco Nanini e Guel Arraes, A Flor do meu Bem-Querer, de Juca de Oliveira, dirigido por Naum Alves de Souza e OFF, de Manoel Carlos. Ainda no teatro trabalhou com Bibi Ferreira em DNA, nossa Comédia e José Possi Neto em O Baile.  Em 90 participou da Oficina de atores da TV Globo. Em seguida foi convidada para o humorístico Escolinha do Professor Raimundo, com a personagem D. Capitu, entre os anos de 91/94. Atuou em várias novelas e programas na Rede Globo, e em “Estrela de Fogo”, na Record. Em 2013 escreveu e encenou seu primeiro texto “Randevu do Avesso”. Em 2014 Cláudia participou da novela “Em Família”, do espetáculo “Da vida das marionetes”, dirigido por Guilherme Leme e gravou participação no seriado “As Canalhas”, do GNT.

 

André Dale – Ator

Ator do Grupo Conexão, que realiza intervenções teatrais frequentes no Hospital Hemorio. Entrou para O Tablado em 2002 e durante seis anos fez cursos com professores como Cacá Mourthé, Bernardo Jablonski e Hamilton Vaz Pereira. Participou de montagens como O rapto das Cebolinhas, O Cavalinho Azul e Maroquinhas Fru-Fru – peças de Maria Clara Machado. Também fez cursos com Judith Malina, Daniel Herz, José Celso Martinez Correa, Ana Achcar e Marcio Libar. Em 2006 ganhou prêmio de melhor ator pelo Festival Estadual de Esquetes de Humor do Rio de Janeiro com a cena Prachedes, de Rafael Queiroga. Em 2007 escreveu e dirigiu a peça Aramis e Júlia – uma historinha qualquer, encenada no Teatro O Tablado e no Teatro Laura Alvim. Em 2008 foi indicado ao prêmio Qualidade Brasil como melhor ator pela peça Valentin, com texto de Karl Valentin e dirigida por Cico Caseira, também indicado ao prêmio. Em 2009 e 2010 fez oficinas com Amir Haddad e participou da montagem de Escola de Moliéres, com o diretor. Em 2011 e 2012 integrou o elenco do Grupo Tá Na Rua, também dirigido por Amir Haddad, onde fez parte de diversos espetáculos públicos. Atuou em variadas obras televisivas como A Grande Família, Os Caras de Pau, e Duas Caras na TV Globo, e fez Judas na série Os Milagres de Jesus, da Rede Record. No cinema, atuou em Muita Calma Nessa Hora 2, de Felipe Joffily e no filme Tim Maia, de Mauro Lima.

 

Renata Paschoal Atriz
C
ursou teatro no Conservatório Carlos Gomes na cidade de Campinas e no Centro de Pesquisas Teatrais – CPT, com o diretor Antunes Filho. Em 2001, mudou-se para o Rio de Janeiro e estudou teatro no Tablado, com o diretor Bernardo Jablonski. Um mês depois, já integrava profissionalmente os espetáculos “O Morto do Encantado” de Oduvaldo Vianna Filho, “Maroquinhas Fru-Fru” de Maria Clara Machado e “Eu, Henrique Vianna….” adaptação do clássico (O Apanhador nos Campos de Centeio) ambos com a direção de Jablonski (considerados os melhores espetáculos do ano pelo jornal “O Globo” e pela revista “Veja”). Em 2003, assumiu seu primeiro empreendimento, produzindo e acreditando no sucesso do espetáculo “Z.É. (Zenas Emprovisadas)”. Em 2004, recebeu o convite do autor e diretor Domingos Oliveira, para produzir o monólogo “Profissão Ancora” que, no ano seguinte, daria origem ao filme “Carreiras”. A partir de “Carreiras”,  sucesso de crítica e vencedor de diversos prêmios, tornou-se precursora em realizar filmes de baixo orçamento. Em 2007, fundou a FORTE FILMES, uma produtora de teatro, cinema e televisão, onde produziu os filmes “Juventude”, com Paulo José e o documentário “Domingos” de Maria Ribeiro, ambos aclamados pela crítica e vencedores de diversos prêmios. Atuou e produziu os espetáculos: “Confronto”, de Domingos Oliveira, baseado no livro Elite da Tropa, “A Mais Forte” de Strindberg e no sucesso de público e crítica “A Lição e A Cantora Careca” de Ionesco, ao lado de grandes atores como Nelson Xavier, Cecil Thiré e Thelma Reston, com a direção de Camilla Amado. Atuou em novelas como “Malhação”, “A Lua Me Disse”, “Prova de Amor” e “Mutantes”, além de participações nos filmes de Domingos Oliveira. Produziu o aclamado filme “Infância” protagonizando por Fernanda Montenegro, previsto para setembro 2015 nos cinemas, investimento da Forte Filmes também na distribuição de filmes. Seu trabalho mais recente no cinema  é o longa “Barata Ribeiro 716” com Caio Blat e Sophie Charlotte. Entre seus principais projetos, além de  dar continuidade ao espetáculo “Eu e Ela” com Claudia Mauro, estão os filmes “Elogio aos Planetas” de Matheus Souza, “Simonal” sobre a história do polemico cantor Wilson Simonal, “A Primeira Valsa” de Domingos Oliveira com Gregorio Duvivier, em teatro  prepara-se para produzir e atuar em seu primeiro musical sobre a história da bailarina Marieta Baderna, projeto que nasceu da parceria com Claudia Mauro.

Ficha Técnica

Texto: Guilherme Fiuza

Direção: Ernesto Pícollo

Elenco: Cláudia Mauro, Renata Paschoal e Andre Dale

Cenário: Clivia Cohen

Figurino: Maria Estephania

Iluminação: Tiago e Fernanda Mantovani

Assistente de Direção: Dora Pellegrino

Assistente de Produção: Janaina Santos

Fotos: Desirée do Valle

Designer Gráfico: Eduardo Vilela

Produção: Renata Paschoal

Realização: Forte Filmes

Serviço

EU e ELA

MuBE Nova Cultural  (192 lugares)

Avenida Europa, 218. Entrada pela Rua Alemanha, 221

Informações: 4301.7521 / http://mubenovacultural.com.br
Abertura da casa: 2h antes do espetáculo
Formas de pagamento: dinheiro, cartões de debito e crédito Visa e Master
Estacionamento com manobrista: R$ 25

Vendas: (11) 4003.1212 e www.ingressorapido.com

Sábado às 21h | Domingo às 20h30

 Ingressos:

R$ 50

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Gênero: Comédia

 

Estreou dia 03 de Setembro

Curta Temporada: até 22 de Novembro

One thought on “EU e ELA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Permainan judi slot online terbaik

slot hoki terpercaya

agen bola terpercaya Agen bola bandar bola terbesar link judi slot judi online slot casino live skor