home Acervo FELINDA

FELINDA

Release

Caixa Cultural de São Paulo

 Apresenta

 Companhia Carroça de Mamulengos

 em

 FELINDA

 A Companhia Carroça de Mamulengos se apresenta na cidade com o espetáculo Felinda, de 12 de fevereiro a 02 de março de 2014, de quarta a domingo às 19h15, na Caixa Cultural de São Paulo. E domingo, 02 de março, sessão extra às 16h.

A Companhia realizará também uma oficina de Brinquedos e Brincadeiras, no dia 1º de março às 15h, onde através do resgate do brincar simples e lúdico, se ensinará a construir manualmente brinquedos tradicionais, como o roi-roi, currupio, pião, Mané gostoso, João Teimoso, entre outros, utilizando materiais reciclados.

Felinda, uma moça nem feia e nem linda, um dia sonhou em fugir com um circo que se apresentou em sua cidade. Fez suas malas, mas, quando foi procurá-lo, o circo já havia baixado a lona e partido. Vendo-se sozinha, desatinou: esqueceu seu nome e de onde vinha. Só não esqueceu o circo e, a vida toda, continuou esperando por seu sonho. E para fazer este sonho se tornar realidade, a Companhia se apresenta na cidade com este espetáculo que estreou em 2010.

Nele o circo surge trazendo uma charanga de palhaços, duas duplas de gêmeos, uma bailarina tímida, bonecos reais e seres imaginários que rondam o picadeiro de sua memória. No palco Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide, todos membros da família.

Diz Maria Gomide, uma das filhas e representante da Companhia Carroça de Mamulengos. “Essa montagem é um reflexo lúdico da nossa trajetória que, em 2014, completa 38 anos. Em cena estamos todos juntos, três gerações da nossa família, que se esforça em colorir corações não somente nos teatros, mas nas ruas e praças de diversas cidades do Brasil afora”, complementa.

 

Sob a gestão dos filhos, nascidos e criados em cena, a Companhia atualmente sediada no Rio de Janeiro está em processo de implementação de uma nova sede oficial em um sitio no Cariri cearense.

 

A Companhia Carroça de Mamulengos

A Carroça de Mamulengos nasceu em 1977, em Brasília, depois do primeiro contato de Carlos Gomide com uma das mais tradicionais formas de teatro genuinamente brasileiras: o teatro de mamulengos. Em 1978, Carlos conheceu Antônio do Babau, mestre bonequeiro que o estimulou a viajar ao nordeste a fim de aprofundar seu aprendizado e beber nas raízes que passariam a ser o norte de criação de seus trabalhos. Com o mestre Antônio do Babau em Mari, na Paraíba, amadureceu seu domínio da linguagem do Mamulengo. O nome Carroça de Mamulengos reflete a importância dessa vivência.

Em 1982, Carlos conheceu a atriz Schirley França, que se tornou sua companheira e passou a integrar o grupo. Com o nascimento dos filhos: Maria, Antonio, Francisco, João, Pedro, Mateus, Luzia e Isabel, houve a necessidade de criar uma concepção cênica que possibilitasse a participação dos filhos dentro de uma consciência de que vida e arte se complementam. O grupo é o único que temos notícia a manter essa tradição que remonta à Idade Média, de desenvolver um fazer teatral familiar onde as técnicas teatrais são passadas de geração para geração, como “Saltimbancos Modernos’. Foi assim que, sempre em função de seu cotidiano, a música, os bonecos gigantes, os bonecos de vestir e os elementos circenses foram incorporados nos espetáculos – brincantes do grupo.

Ao longo de sua história, a Companhia vem lapidando uma linguagem estética singular e singela, mas ao mesmo tempo sofisticada e elaborada que une o popular e o erudito, de comunicação direta e afetiva com um público fiel. Com trinta e sete anos completos de estrada a companhia vem trabalhando, em seu processo criativo e artístico, pela preservação das festas e folguedos brasileiros, apresentando espetáculos, autos e cortejos tradicionais em diversas regiões do país.

A Família/Companhia Carroça de Mamulengos, incorporou à sua formação os músicos Beto Lemos e Ana Rosa Guedes que juntos se reúnem para “brincar”. Uma trupe de artistas itinerantes, que vem lapidando uma linguagem estética singular e singela, mas ao mesmo tempo sofisticada e elaborada que une o popular e o erudito, de comunicação direta e afetiva com um público fiel; vive exclusivamente de/ para sua arte, celebrando a riqueza cultural e a simplicidade do povo brasileiro.

A Carroça de Mamulengos tem em seu repertório os seguintes espetáculos: “Mamulengo é terno divino” (1980); “Seja noite ou seja dia, viva o palhaço Alegria” (1982); “Os quatro elementos” (1992); “Histórias teatro e circo” (1996); “Os Afilhados do Padrinho” (2003); “Cantar, brincar, Alimento e Vida” (2008), “Felinda” (2010), Pano de Roda (2012). No ano de 2010 o espetáculo “Histórias de Teatro e Circo” foi eleito como melhor espetáculo pelo voto popular no FIL – Festival Internacional de Londrina. A Cia Carroça de Mamulengos foi contemplada pelo edital da Petrobras de Manutenção de Companhias desde o ano de 2011.

Ficha Técnica

Direção: Alessandra Vannucci, Cia Carroça de Mamulengos

Direção musical:Beto Lemos

Roteiro: Cia Carroça de Mamulengos, Alessandra Vannucci, Rosyane Trotta

Atores-brincantes: Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide.

Músicos em cena: Ranier Oliveira

Figurinos: Zaza Isaias

Bonecos e máscara: Carlos Gomide

Composição e arranjo: Beto Lemos

Figurino dos bonecos: Schirley França

Cenário: Cia Carroça de Mamulengos, Fernando Mello

Contra-regra: Ellen Nascimento de Carvalho

Iluminação: João Gioia

Sonorização: Pedro Nuccini

Programador visual: Flavia Correia

Produção Executiva: Maria Albergaria

Direção de Produção: Sergio Sabóia

Serviço

FELINDA

Companhia Carroça de Mamulengos

Caixa Cultural São Paulo

Praça da Sé, 111 – Centro

Informações: 3321.4400

De quarta a domingo às 19h15

(sessão extra: domingo 02 de março às 16h)

Entrada gratuita

(retirada de ingresso com uma hora de antecedência no local)

Duração: 70 minutos

Classificação: livre

Curta Temporada:

 De 12 de fevereiro a 02 de março de 2014

Oficina Brinquedos e Brincadeiras

A oficina acontecerá no ultimo sábado da temporada

1º de  março de 2014, às 15h

Classificação livre

3h de duração

30 vagas disponíveis

Inscrição através do site e facebook da

Companhia Carroça de Mamulengos

www.facebook.com/CarrocaDeMamulengos

http://www.carrocademamulengos.com.br/

13 thoughts on “FELINDA

  1. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative.
    I’m going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue
    this in future. Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  2. I am really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog.
    Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up
    the excellent quality writing, it is rare to see a nice blog like this one these
    days.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Permainan judi slot online terbaik

slot hoki terpercaya

agen bola terpercaya Agen bola bandar bola terbesar link judi slot judi online slot casino live skor