Release
Banco do Brasil
apresenta
Deborah Evelyn, Emílio de Mello,
Luiz Henrique Nogueira e Marjorie Estiano
em
FLUXORAMA
Com direção de Monique Gardenberg, texto de Jô Bilac estreia versão completa no Centro Cultural Banco
do Brasil Rio de Janeiro e propõe uma reflexão a respeito do homem contemporâneo e o fluxo da vida
Quinta a domingo no CCBB RJ
A diretora Monique Gardenberg foi convidada por Jô Bilac para dirigir a primeira encenação completa de sua obra Fluxorama, peça que surge de um processo de investigação da dramaturgia performativa. Tomando o ato de pensar como ponto de partida, a narrativa é constituída sob a ótica de personagens que vivenciam situações-limite e tornam-se reféns do fluxo de seus pensamentos e memórias, num curso ininterrupto de consciência.
A encenação toma como alicerce essa poética. A organização gráfica das palavras no papel e a pontuação formam uma espécie de dramaturgia concreta que determina a cadência da fala. O processo de pesquisa iniciou-se em 2009 e o texto tem sido foco de análise em oficinas de dramaturgia ministradas por Jô Bilac em Recife, Petrolina, São Paulo, Acre, Florianópolis, Joinville, Natal, João Pessoa e Campina Grande. Estes estudos geraram reflexões verticais e leituras diversas sobre a mesma obra, pluralizando sentidos, evidenciando o potencial de comunicação do texto.
A primeira parte de Fluxorama estreou em outubro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, em paralelo com Estocolmo, Suécia. Sucesso de público e crítica, o espetáculo foi eleito entre os dez melhores do ano de 2013 e rendeu ao autor uma indicação ao Prêmio APTR 2013 como melhor texto e a sua segunda indicação como Personalidade do Teatro no Prêmio Faz Diferença 2014, pelo O Globo (que elege os profissionais do Brasil que se destacaram em suas áreas), e o convite ao dramaturgo para a feira literária na Suécia, para representar a dramaturgia brasileira.
A segunda parte da pesquisa se deu com a montagem em Londres em 2014, ampliando a linguagem performativa da encenação. A terceira parte foi concluída com a publicação da obra pela universidade de Yale e a montagem em NY em parceria com Wooster Group.
A quarta e ultima parte do desdobramento do projeto tem São Paulo como porto e a parceria da editora Cobogó para a primeira publicação do texto em português.
A montagem de Monique Gardenberg conta com instalação de Daniela Thomas, trilha composta por Philip Glass, figurinos de Cássio Brasil e está dividida em quatro monólogos, quatro histórias distintas que juntas compõem o Fluxorama, que estreou em São Paulo em Julho de 2016.
No primeiro fluxo, AMANDA, interpretada por Deborah Evelyn, o público está diante de uma mulher com uma doença degenerativa misteriosa, que ao acordar se percebe surda e decide manter sigilo quanto ao seu estado. Com o passar das semanas Amanda vai perdendo outros sentidos vitais, redimensionando o tamanho da sua existência e suas escolhas na vida.
No segundo fluxo, LUIZ GUILHERME, interpretado por Luiz Henrique Nogueira, estamos diante de um acidente de carro: um homem numa estrada deserta, preso entre as ferragens do seu carro, tenta manter a consciência enquanto espera o resgate. Através de suas lembranças mais recentes, se apega a pequenas e grandes questões que tangem sua vida, como o seu relacionamento, os bens que adquiriu, as contas a serem pagas, um balancete sem saldo final.
No terceiro, VALQUÍRIA, vivida por Marjorie Estiano, acompanhamos uma mulher que cruza o ano correndo pela primeira vez uma maratona, a São Silvestre da São Paulo. Ao tentar superar os limites do seu corpo, seus pensamentos surgem como flashes desconexos a medida em seu desafio se transforma numa luta pela própria auto-estima.
O espetáculo finaliza com MEDUSA, texto ainda inédito, com o ator Emílio de Mello vivendo a tentativa desesperada de uma homem de meditar em meio ao caos urbano. Ao tentar esvaziar a mente, a busca por um sentido na vida se coloca em seu caminho.
Indo além no interesse em redimensionar o prisma de criação e discussão estética no teatro, Jo Bilac propõe analogias menos segmentadas entre as artes. De um modo geral, Fluxorama tem interesse por gráficos e imagens que escapam do cerco científico, ao prospectarem lugares e espaços impossíveis (dentro e fora da cabeça). Os 4 fluxos se convergem para um único espetáculo, criando amarração entre o subversivo social e a intimidade da mente. Fluxorama se propõe a uma reflexão a respeito do homem contemporâneo e o fluxo da vida, que corre acima de sua existência, o tempo inexorável e os limites físicos (que revelam nossa condição animal perecível) se contrapõe com a capacidade do homem de se angustiar com a grandeza da sua própria existência.
Ficha Técnica
Texto: Jô Bilac
Direção: Monique Gardenberg
Com: Deborah Evelyn, Emílio de Mello, Luiz Henrique Nogueira e Marjorie Estiano
Música Original: Philip Glass
Cenário: Daniela Thomas e Felipe Tassara
Figurino: Cassio Brasil
Iluminação: Monique Gardenberg
Coordenação Cenografia: Camila Schmidt
Imagens Projeção: Albino Papa
Assistente de Direção: Mila Portella
Assistente de Direção em Valquíria: Kiko Mascarenhas
Preparação Corporal em Valquíria: Renata Melo
Programação Visual: Vicka Suarez
Fotos: Caio Gallucci
Assessoria de Imprensa: Morente Forte
Redes Sociais: Cubo Web (Dani e Luciano Angelotti)
Produtoras: Selma Morente e Célia Forte
Produção local RJ: Ciranda de 3 Trupe Produções / Dadá Maia
Assistente de Produção: Bárbara Santos
Produção: Morente Forte Produções Teatrais
Assessoria de imprensa do espetácul
Morente Forte imprensa@,morenteforte.com.br | (11) 3255.6183
Assessoria de imprensa Centro Cultural Banco do Brasil
Bianca Mello biancamello@bb.com | (21) 3808-2326
Serviço
FLUXORAMA
CCBB Rio – Teatro I (175 lugares)
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Telefone: (21) 3808.2020 | www.bb.com.br/cultura
Twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj
Quinta a Domingo às 19h
Ingressos: R$ 20
Duração: 80 minutos
Recomendação: 14 anos
Estreou dia 22 de Julho de 2016 em São Paulo
Estreou dia 26 de Janeiro de 2017 no CCBB RJ
Temporada: até 12 de Março
Just want to say your article is as surprising. The clearness in your post is just excellent and i can assume you’re an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the rewarding work.|
balance of nature
Harrison
chemistryguider.com
balance of nature
https://m.liancaiweb.com/home.php?mod=space&uid=2079019&do=profile&from=space
https://mydea.earth/index.php/User:MilagrosDown2
Chas
balance of nature
balance of nature
balance of nature
separ.es
http://www.freakyexhibits.net/index.php/User:MarielKempton94
http://www.sc0796.cn
http://cq.x7cq.vip/
http://myvrgame.cn/home.php?mod=space&uid=1751118&do=profile&from=space
Myrtle
http://guiltkill.linegaeshark.com/home.php?mod=space&uid=73655&do=profile&from=space
Salvador
Salvador
Salvador
Hi there! This blog post couldn’t be written much better!
Going through this post reminds me of my previous roommate!
He always kept talking about this. I’ll forward this information to him.
Pretty sure he’ll have a good read. I appreciate you for sharing!
Hermine
balance of nature
balance of nature
http://un-vaxxed.club/
balance of nature
Tatiana
bbs.86x.org
http://www.miaosha8.com
Lilian
websitespot.in
http://looksj.cn/home.php?mod=space&uid=38047&do=profile&from=space
Alyssa
Alyssa
balance of nature
https://bbs.cnction.com/
https://guiainformatica.net
balance of nature
balance of nature
Carin
balance of nature