home Acervo JOCASTA

JOCASTA

Release

Débora Duboc

é

JOCASTA
Espetáculo de
Elias Andreato

De volta ao Teatro Eva Herz

Temporada prorrogada até 27 de março

Jocasta faz tudo o que está ao seu alcance para cumprir seus papéis de Rainha, Mulher e Mãe. Este espetáculo é um mergulho na alma dessa mulher na tentativa de perpetuar a sua poesia e apresentar um fragmento amoroso dessa tragédia.
Jocasta, a coadjuvante de uma tragédia alheia, usada pelos deuses para punir o herói, Rei Édipo, seu marido e filho. Jocasta faz tudo o que está ao seu alcance para cumprir com o seu papel de Rainha, Mulher e Mãe. Como Rainha, ela tem que se submeter aos poderes de seu rei. Como Mulher, ela é obrigada a se submeter aos desejos de seu homem. Como Mãe, ela é obrigada a se submeter aos desígnios cruéis dos deuses.
O ponto de vista da mulher reprimida que se redescobre no leito pervertido do filho rejeitado. Um universo feminino particular e abrangente que desvenda a alma dessa mulher tão real, tão vítima e não algoz. Tão íntegra que sai de cena quando descobre a suposta tragédia que protagonizou.
Com profunda sensibilidade, o espetáculo “Jocasta” apresenta com clareza a dor e o sofrimento de uma mulher em busca de si mesma e nos proporciona um novo olhar sobre a tragédia de Sófocles, onde a morte de Jocasta é seu triunfo épico e nos faz ver que se a dor para muitos não é redenção, para Jocasta foi.
Na Mitologia grega, Jocasta representa a mulher desvalorizada, ferida por ser tratada como um objeto desprovido de desejo, em sua luta para resgatar o  mais profundo do seu ser, a feminilidade.
Na tragédia de Sófocles, quando Édipo descobre sua condição de parricida e incestuoso, cega-se. Não suportou ser dado à luz pela luz da terrível verdade. Mas é Jocasta, mãe e mulher do próprio filho que sai da escuridão e ganha voz e luz sendo colocada como personagem central da tragédia para revelar, em seu delírio, sua imensa dor e arrependimento.
O texto faz um dramático retrato da mulher Jocasta, que esgota até a última lágrima de seu martírio, resignada.
Ela era apenas uma mulher que queria ser amada. Uma mulher atrás do prazer e do amor enquanto os homens corriam atrás do poder, num lugar onde o medo imperava e, de fato, se temia a Deus, ou melhor, aos Deuses.
O que se pretende com esse espetáculo é um mergulho na alma dessa mulher tão verdadeira, tão humana e necessitada de amor que ao mergulhar em sua solidão, fazemos as pazes com quem aparentemente, como nos contam as histórias, poderia ser a grande vilã da humanidade.
Os lábios de Jocasta nos dão um discurso justo, íntegro e passional sobre o destino e seus mistérios.
Aqui visitamos os bastidores de uma alma sombria e atormentada, que não se redime, mas se apresenta forte, frágil, iludida, apaixonada, desgraçada e, sozinha se expõe na tentativa de perpetuar a sua poesia. A alma de Jocasta conhece as profundezas da dor. Fala de sentimentos complexos e inesgotáveis traduzidos em gestos que intensificam o silêncio, o delírio humano.
A precisão gestual e interpretativa nos faz reféns da tragédia que nos apresenta. As palavras se agigantam em sua voz e as dores da alma, em sua expressão, nos deixam febris.
Todo este movimento psíquico é trazido à tona para provocar uma interação com o público, despertando profundo interesse e emoção, dando a impressão de se estar frente a frente com a Jocasta que fala de suas feridas e pede por ajuda, causando um impacto emocional que gera reflexão capaz de captar, esclarecer e entender a alma humana.
Que o espectador nunca saia do mesmo jeito que entrou nesse universo particular. Que tudo se modifique, inclusive o olhar.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Elias Andreato
Com: Debora Duboc
Música Original: Daniel Maia e Jonatan Harold
Figurino: Fause Haten
Espaço Cênico: Fábio Namatame
Iluminação: Wagner Freire
Diretor Assistente: André Acioli
Logo: Elifas Andreato
Programação Visual: Denise Bacellar
Fotos: Vicente e Lu Costa
Realização: Signorini Produções & Companhia Trimitraco Ltda.

Serviço

JOCASTA

TEATRO EVA HERZ

Livraria Cultura – Conjunto Nacional

Avenida Paulista, 2.073 – Bela Vista

Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br

Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h. Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.

Vendas: www.ingresso.com e 4003-2330

Quartas e Quintas às 21h

 Ingressos: R$ 40

 

 Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

  

 Estreou dia 30 de outubro de 2013

 Temporada 2014:

 De 22 de janeiro a 27 de março

2 thoughts on “JOCASTA

  1. Maravilhosa peça que tive o prazer de assistir JOCASTA com Débora Duboc que estava linda em cena, história emocionante que contou com belíssima e perfeita interpretação da atriz, adorei cenário. Ah!! TEXTO e DIREÇÃO de uma das pessoas que eu mais amo e Admiro no Teatro o Querido Elias Andreato, seus trabalhos são dignos de todos os prêmios do Teatro Brasileiro, ele arrasa como Ator, como Diretor além de ser uma pessoa encantadora.
    Impossível não se apaixonar… 😉
    #AmoTeatroMF

  2. A atriz Débora Duboc deu um show de interpretação, de uma forma muito sensível e com um trabalho de corpo impressionante manteve o público super envolvido. Elias Andreato além de ser uma simpatia, não deixou a desejar no profissionalismo e em suas escolhas! O texto tem uma “linguagem” fácil de ser compreendida e não se tornou cansativo em momento algum. Não podemos deixar de notar também o cenário e o figurino pois foram utilizados poucos elementos em cena, porém objetos muito marcantes. Parabéns a todos da equipe técnica e envolvidos neste projeto tão especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Permainan judi slot online terbaik

slot hoki terpercaya

agen bola terpercaya Agen bola bandar bola terbesar link judi slot judi online slot casino live skor