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A NOITE DE 16 DE JANEIRO

Release

Ministério da Cultura e Bradesco Seguros

 Apresentam

 

De Ayn Rand

Direção Jô Soares

Com

Cassio Scapin, Erica Montanheiro, Felipe Palhares,

Giovani Tozi, Guta Ruiz, Luciano Schwab, Kiko Bertholini,

Marco Antônio Pâmio, Mariana Melgaço, Milton Levy, Nicolas Trevijano, Norival Rizzo,

Paulo Marcos, Ricardo Gelli e Tuna Dwek

 

Sexta a domingo no Teatro Tuca

 

Espetáculo conta com participação de 12 pessoas da plateia no Conselho de Sentença

Além de o título remeter à data de seu aniversário, A Noite de 16 de Janeiro marcou a volta de Jô Soares aos palcos como ator, cujo último espetáculo foi em 2007, com adaptação de poemas de Fernando Pessoa em Remix em Pessoa. “Estava pesquisando textos, procurando algum que me levasse de volta aos palcos como ator, quando esse me chamou atenção justamente pelo título. Decidi ler e adorei. Ayn Rand é genial e sou fascinado por histórias de tribunal. Também me chamou atenção o fato da plateia participar como júri. Então, achei o que queria,” comenta Jô que assina a tradução e direção do espetáculo. A partir do dia 06 de Julho, o ator Paulo Marcos substitui o ator Jô Soares, conforme orientação médica, no personagem Juiz.

Apresentada pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, A Noite de 16 de Janeiro, da filósofa russo-americana Ayn Rand, é uma peça que se passa em 1934 e encena o julgamento de um homicídio. O Tribunal do Júri é apresentado ao caso de Andrea Karen, ex-secretária e amante do empresário Bjorn Faulkner, acusada de seu assassinato. A peça não retrata, de forma direta ou sequencial, os eventos que levaram à morte do empresário. Ao invés disso, os jurados e a plateia devem confiar nos testemunhos das personagens para decidir se Andrea Karen é culpada ou inocente. O final do espetáculo dependerá deste veredicto. Há duas possibilidades de final: Andrea Karen é considerada culpada ou absolvida, conforme decisão do Conselho de Sentença formado por 12 pessoas selecionadas da plateia no início do espetáculo.

Essa é a segunda montagem do texto no Brasil. Jô chegou a assistir a primeira, em 1949, com Paulo Autran e Nydia Licia no início do TBC. Junto com Matinas Suzuki Jr, com quem também escreveu as memórias de “O Livro de Jô – uma autobiografia desautorizada”, Jô Soares traduziu o texto desta encenação, como costuma fazer com todos os textos estrangeiros que dirige, pois afirma que sua direção já começa ali, na adaptação da peça.

Em sua quarta parceria com Jô, o produtor Rodrigo Velloni conta: “quase todo o elenco dessa montagem já trabalhou com a gente nas três produções anteriores, dirigidas pelo Jô, e foram escolhidos pelo próprio que me ligou ano passado dizendo que havia encontrado essa peça, estava gostando muito da autora e que gostaria de traduzir, adaptar, dirigir e atuar. Então, fui atrás dos direitos,” afirma Velloni que também produziu Atreva-se, Histeria e Tróilo e Créssida.

Sobre a autora:

Nascida em 2 de fevereiro de 1905, Ayn Rand foi uma filósofa, escritora e roteirista nascida e educada em São Petersburgo. Com a Revolução Russa, Rand se mudou para os Estados Unidos e passou a escrever roteiros e atuar como figurante para ganhar dinheiro. Em 1935 sua peça A Noite de 16 de Janeiro foi um sucesso de bilheteria na Broadway, sendo apresentada 283 vezes.
Ela passou os anos seguintes escrevendo seu primeiro romance, We the Living, sobre a luta para encontrar liberdade na Rússia soviética. Rand foi conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado Objetivismo, que enfatiza suas noções de individualismo, auto sustentação e livre mercado, e está presente em seus romances de maior sucesso, A Nascente e A Revolta de Atlas. Seus livros vendem 300.000 cópias ano após ano mesmo sem publicidade dos editores e sem serem indicados por professores universitários.

Circuito Cultural Bradesco Seguros

Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

 

Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “Chacrinha, O Musical”, “Elis – A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella” e “Wicked”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais”, “Ballet Zorba, O Grego” e a exposição “Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi”, no MASP.

 

Para conhecer o calendário 2018 dos espetáculos patrocinados e apoiados pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, acesse www.bradescoseguros.com.br, clique na opção “Outros Portais” e “Circuito Cultural”.

Ficha Técnica

Texto: Ayn Rand

Tradução: Jô Soares e Matinas Suzuki Jr

Direção: Jô Soares

Elenco: Cassio Scapin, Erica Montanheiro, Felipe Palhares, Giovani Tozi, Guta Ruiz, Luciano Schwab, Kiko Bertholini, Marco Antônio Pâmio, Mariana Melgaço, Milton Levy, Nicolas Trevijano, Norival Rizzo, Paulo Marcos, Ricardo Gelli e Tuna Dwek

Diretor assistente: Mauricio Guilherme

Cenografia: Chris Aizner e Nilton Aizner

Figurino: Fábio Namatame

Música Original: Ricardo Severo

Videografismo e Mapping: André Grynwask e Pri Argoud

Iluminação: Maneco Quinderé

Direção de Arte Gráfica e Assistente de Dramaturgia: Giovani Tozi

Fotografia: Priscila Prade

Video Maker: Erik Almeida

Assessoria de Imprensa: Morente Forte

Produção Executiva Montagem: Mariana Melgaço

Produção Executiva Temporada: Joyce Olivia

Assistente de produção: Adriana Souza e Bruno Gonçalves

Administração financeira: Vanessa Velloni

Patrocínio: Bradesco Seguros

Produção: Rodrigo Velloni

Realização: Ministério da Cultura e Velloni Produções Artísticas

Serviço

A NOITE DE 16 DE JANEIRO

Teatro Tuca (672 lugares)

Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes

Informações: 3670.8455

Vendas: www.ingressorapido.com.br e 4003.1212

Bilheteria: de terça a domingo a partir das 14h. Aceita dinheiro e todos os cartões, crédito e débito. Não aceita cheque. Acesso para deficiente. Ar-condicionado. Vallet no teatro aos sábados e domingos – R$ 20. Estacionamento conveniado: Píer Park da Rua Monte Alegre, 835 – R$ 14.

Sextas às 21h30 | Sábados às 21h | Domingos às 19h

 Ingressos:

R$ 120

 Duração: 100 minutos

Recomendação: 14 anos

 Estreou dia 05 de Maio de 2018

Temporada: até 02 de Setembro

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