home Acervo PERGUNTE AO TEMPO

PERGUNTE AO TEMPO

Release

Secretaria de Estado da Cultura e Centro Cultural Banco do Brasil

 apresentam

 

Luiz Damasceno, Giovani Tozi e Guta Ruiz

em

PERGUNTE AO TEMPO

Texto e Direção

 Otavio Martins

Segunda e Quarta no CCBB SP

 

Através de uma ação hipotética, uma viagem no tempo, espetáculo abre um espaço de reflexão a respeito de nossas escolhas cotidianas e a implicação delas no nosso futuro.

Um jovem e sua ex-namorada aguardam a chegada de alguém. É noite de ano novo e em menos de uma hora os ponteiros do relógio anunciarão o começo de um novo ciclo.

O efêmero encontro dos três personagens desafia as noções de tempo e de espaço. A ideia de realidade transcende a natureza física.

O que fazer quando nem a fé e a ciência são capazes de preencher o coração de um homem? Pergunte ao tempo.

Quando uma oportunidade bate à nossa porta é preciso estar atento para que ela não se perca ou se junte às possíveis frustrações do passado. ​A realidade é que frustrar-se faz parte da vida. Por mais manobras que façamos, a condição humana prevê fracassos e, apenas se pudéssemos voltar no tempo para ajustar as coisas ou avançar para se precaver de outras, estaríamos realmente seguros. E se fosse possível? E se de fato a teoria de tempo e espaço publicada por Einstein no início do século XX fosse desenvolvida a tal ponto que viabilizasse essa excêntrica viagem? ​Através dessas reflexões, Pergunte ao Tempo, sugere o improvável encontro de três personagens.  O moço desconfiado, ela de sorriso aberto e o senhor mau humorado se encontram na noite de ano novo para uma breve e esclarecedora conversa. Num jogo vertiginoso de muitas perguntas e poucas respostas o texto aponta questionamentos a respeito das escolhas que são feitas cotidianamente. Tendo em vista estudos sobre a física quântica sobre tempo e espaço, a dramaturgia discute de forma poética a velhice, a coragem e a perseverança. Se lhe fosse concedido voltar no tempo, num único instante, que momento você escolheria?

​O conceito de tempo é algo que desperta interesse no homem desde os primórdios da cultura ocidental. A incapacidade de compreendê-lo cientificamente mobiliza filósofos e cientistas até hoje. ​Há alguns séculos antes de Cristo, Platão dividiu o mundo em dois: O real, referente ao mundo inteligível, palpável e racional. E o irreal, referente ao universo das sensações, daquilo que “não é”, do inexplicável e do irracional. Foi nesse mundo do “não ser” que Platão inseriu a ideia de tempo. Para o filósofo, sendo esse um conceito relativo e variável, o tempo essencialmente não existe. ​

Surgiram vários filósofos e cientistas que aqueceram as discussões sobre o tema. Todos unidos na busca pelo entendimento dessa grande engrenagem a qual estamos expostos diariamente. ​

​A viagem no tempo é um tema que instiga pesquisadores há muito tempo. Cientistas buscam arestas nas teorias sobre espaço/tempo e por várias vezes se aproximaram de hipóteses, teorias, sobre o assunto. Produzir um espetáculo que aborde essas questões significa levar pra cena uma questão de interesse geral, repassada de forma única e genuína, através de um viés poético e teatral. O cinema já levou às telas algumas vezes a discussão e mesmo em décadas diferentes mobilizou e impactou os espectadores, como foi o caso em De Volta Para o Futuro, Efeito Borboleta, Te Amarei Para Sempre, Star Trek, Meia-Noite em Paris e Planeta dos Macacos.​ Finalmente, Pergunte ao Tempo, torna-se oportunamente propício por sua contribuição artística.

Otávio Martins, que assina e dirige a obra, vem de espetáculos exaltados pelo público e elogiados pela crítica como é o caso de Divórcio e Caros Ouvintes. O elenco é composto por três atores de notável contribuição ao teatro.  A dupla Luiz Damasceno e Giovani Tozi já foi elogiada e premiada pela crítica quando foram, respectivamente, pai e filho, no também premiado espetáculo O Colecionador de Crepúsculos, de Vladimir Capella. Guta Ruiz fecha o trio, a atriz, que tem sua formação nos palcos, atuou também em vários filmes e seriados, incluindo as novelas Jóia RaraPassione, da Rede Globo.

 

Ficha Técnica

Texto e Direção: Otavio Martins

Produção: Rodrigo Velloni

Elenco: Luiz Damasceno, Giovani Tozi e Guta Ruiz

Cenário e Figurino: Cassio Brasil

Direção Musical: Ricardo Severo

Iluminação: Pedro Garrafa

Assistente de Direção: Juliana Araripe

Fotos: Priscila Prade

Direção de Arte Gráfica: Giovani Tozi

Produção Executiva: Adriana Souza

Assistente de Produção: Daise Sena

Administração Financeira: Vanessa Velloni

Produção: Velloni Produções Artísticas Ltda.

Realização: Secretaria de Estado da Cultura e CCBB

 

Serviço

PERGUNTE AO TEMPO

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112. Centro

 3113. 3651 / 3113.3652

www.bb.com.br/culturawww.twitter.com/ccbb_spwww.facebook.com/ccbbsp

Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física / Ar-condicionado / Estacionamento: Estapar Estacionamento – Rua Santo Amaro, 272 – (R$ 15 pelo período de cinco horas. Necessário carimbar tíquete na bilheteria do CCBB – Van faz o traslado gratuito no trajeto estacionamento – CCBB. Na volta, parada no Metrô República antes do estacionamento

Segunda e Quarta às 20h

 Ingressos:

R$ 10

Duração: 75 minutos

Recomendação: 14 anos

 

Estreou dia 21 de Outubro

Temporada: Até 20 de Dezembro

One thought on “PERGUNTE AO TEMPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Permainan judi slot online terbaik

slot hoki terpercaya

agen bola terpercaya Agen bola bandar bola terbesar link judi slot judi online slot casino live skor