home Acervo RICARDO III

RICARDO III

Release

Gustavo Gasparani

 em

 RICARDO III

 De William Shakespeare

 Direção Sergio Módena

 

Em cartaz no Teatro Sergio Cardoso

 

                             Gustavo Gasparani traz de volta a São Paulo seu espetáculo solo de grande sucesso em curta temporada                                            na Sala Paschoal Carlos Magno

 

Indicado ao Prêmio APCA 215 – Melhor Ator e Melhor Espetáculo

Indicado aos Prêmios Shell, Cesgranrio e APTR 2014 – Melhor Ator

 Prêmio FITA 2014:

Indicado Melhor Direção e Melhor Espetáculo | Vencedor Melhor Ator

Ricardo III, obra de William Shakespeare, um dos maiores dramaturgos do teatro ocidental, pelas mãos do ator Gustavo Gasparani e do diretor Sergio Módena volta à cidade de São Paulo, para curta temporada no Teatro Sergio Cardoso, após grande sucesso na temporada carioca, apresentações em diversas cidades brasileiras e temporada no Sesc Pinheiros. A montagem foi apresentada com lotação esgotada e elogios do público e crítica ao longo de 2014, em temporadas no Espaço SESC, no Teatro Maria Clara Machado e no Teatro Poeirinha, e de apresentações pelo país em festivais e mostras como Festival de Curitiba, FIAC, FITA, Mostra Gandarela, entre outras.

Um dos fundadores da Cia dos Atores, Gustavo Gasparani tem mais de 40 peças no currículo e acumula diversos prêmios. Sua primeira experiência com Shakespeare foi Otelo da Mangueira, musical de grande sucesso que adaptou e encenou e que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Shell de melhor ator.

Com Ricardo III, Gustavo foi o único ator a receber indicação de todos os prêmios do Rio de Janeiro (Shell, Cesgranrio, APTR e FITA). No Prêmio FITA, o espetáculo recebeu indicações de Melhor Direção e Melhor Espetáculo e foi vencedor na categoria Melhor Ator. Em São Paulo, foram duas indicações ao Prêmio APCA: melhor ator e melhor espetáculo. Já o musical Samba Futebol Clube, escrito e dirigido por ele, teve um total de vinte indicações de prêmios no Rio, vencendo oito deles com destaque para o melhor espetáculo do Prêmio APTR.

As palavras de Fernanda Montenegro, a seguir, comprovam esse reconhecimento: “Todas as glórias para Gustavo, pela inteligência, qualidade de ator, pela a coragem de enfrentar um texto dessa ordem e nos prender o tempo todo com tanta integridade e com tanto talento”.

Ricardo III narra um pedaço da história da Inglaterra. É um dos primeiros dramas históricos escritos por William Shakespeare e encerra em si um dos contos mais tenebrosamente sedutores que já se ergueram em cena. Sua obra encanta diferentes gerações graças à universalidade dos seus temas e à beleza poética que emerge de sua escrita.

O texto traz uma visão rica dos bastidores políticos no que se refere à imoralidade e à ambição desmesurada para se alcançar o poder. Mesmo tendo se passado pouco mais de quatro séculos, os temas abordados servem para refletirmos sobre o mundo em que vivemos. Ricardo III discute a luta por poder, intrigas, e a hipocrisia da política.

A montagem de Ricardo III traz de volta o encontro entre Gustavo Gasparani e Sergio Módena. A dupla já havia firmado uma parceria de sucesso em 2012, quando dirigiram o musical As Mimosas da Praça Tiradentes, que deu a Gustavo o prêmio Shell de melhor ator. Em 2013, Sergio Módena dirigiu A Arte da Comédia, que acumulou nove indicações entre os principais prêmios teatrais do Rio de Janeiro, incluindo o prêmio Cesgranrio de melhor direção, e foi indicada como uma das 10 melhores peças do ano na retrospectiva de teatro feita pelo jornal O Globo. Em 2014 o espetáculo chegou a São Paulo, realizando uma temporada também de muito sucesso.

Em Ricardo III, Gustavo e Sergio também assinam a adaptação do texto de Shakespeare, que propõe um único ator para “contar” essa história fascinante.

O figurino de Marcelo Olinto se resume a calça básica, uma blusa cinza e tênis. No palco estão uma luminária, uma mesa, um quadro negro, pilots, um apagador e um cabideiro, com os quais Gasparani “contracena” em cenário criado por Aurora dos Campos.

Essa adaptação entra em contato de forma clara e simples com a obra de William Shakespeare. Afinal, as questões levantadas pelo bardo inglês continuam pungentes, pertencem às ruas, aos homens e mulheres de qualquer idade e classe social. Enfim, pertencem ao nosso mundo que, cada vez mais tecnológico, pode ser terrivelmente primitivo quando o lado sombrio de nossa natureza se manifesta perante o mais ínfimo vislumbre de poder.

Um espetáculo de linguagem popular e acessível, que transita entre a construção poética original de Shakespeare e intervenções narrativas para revelar a alma humana. Assim como fazia Shakespeare em seu tempo.

Sinopse

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, a peça se passa no final da Guerra das Rosas (1455-1485), conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485 que coloca em choque político os dois ramos da dinastia Plantageneta: a Casa Real de York e a Casa Real de Lancaster. Ricardo, Duque de Gloucester – que de fato governou a Inglaterra de 1483 a 1485 –, não sente remorso algum ao eliminar seus adversários, tramando complôs, traindo familiares e casando-se por interesse com o único fim de chegar ao trono. Shakespeare retratou Ricardo III exagerando-lhe as características físicas de feiúra e sua maldade pessoal, criando um vilão fascinante aos olhos do público. Além disso, os diálogos elaborados pelo autor no fim do século XVI chegam ao século XXI, em toda a sua força, carregados de maldades, ressentimentos e ódios à flor da pele, legítimos duelos verbais.

 

Sobre Gustavo Gasparani

Ator, autor, diretor, formado em canto e dança. Participou de mais de 40 espetáculos, fundou uma das cias de teatro mais importantes do país, Cia dos Atores. Escreveu os musicais: “Otelo da Mangueira”, “Opereta Carioca”, “Oui, Oui…A França é Aqui!! A Revista do Ano”, “As Mimosas da Praça Tiradentes” e “Samba Futebol Clube”. Recentemente participou das novelas “Cheias de Charme” e “Geração Brasil”, na TV Globo. No Cinema fez “Orfeu” e, “Xangô de Backer Street”.

Em 2014 recebeu pelos espetáculos “Samba Futebol Clube” e “Ricardo III” mais de 25 indicações a Prêmios, entre Shell, Cesgranrio, APTR, FITA e Botequim Cultural. Foi o único profissional indicado a todos os prêmios da cidade do Rio de Janeiro na Categoria de Melhor Ator e foi agraciado com o prêmio de Melhor Ator (Prêmio FITA) pela atuação em “Ricardo III”. Pelo musical “Samba Futebol Clube” recebeu os prêmios de Melhor Autor (APTR), Melhor Direção (Cesgranrio), Melhor autor e diretor (Botequim Cultural). O espetáculo foi vencedor ainda dos prêmios de Melhor Música e Categoria Inovação – Elenco (Shell), Melhor Espetáculo (APTR) e Categoria Especial – Renato Vieira pela coreografia e direção de Movimento (Cesgranrio). Outros prêmios: Shell 2012 melhor ator, por “As Mimosas Da Praça Tiradentes”; Qualidade Brasil 2011 melhor ator por “Me Salve Musical”; Shell 2009 melhor autor por “Oui, Oui… A França é Aqui! A Revista do Ano”; Indicação ao APTR 2007 – ator coadjuvante e ao Shell 2005 de melhor ator.

Nos últimos anos esteve em cena nos musicais de sua autoria e ainda em “Me Salve Musical”, “O Pintor” e “Édipo Rei” interpretando o papel título, ao lado de Eliane Giardini e Amir Haddad. Escreveu e dirigiu o musical “SamBRA – 100 anos de samba”, com Diogo Nogueira e grande elenco. Atualmente está viajando pelo Brasil com sua montagem de “Ricardo III”.

 

Sobre Sérgio Módena

Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp é também formado pela École Philipe Gaulier em Londres, onde realizou especializações em Shakespeare, Tchecov e Melodrama. Seus trabalhos mais recentes como diretor são: Ricardo III de William Shakespeare; A Arte da Comédia, de Eduardo De Filippo; Bossa Novinha – A Festa do Pijama e Sambinha ambos musicais de Ana Velloso; A Revista do Ano – O Olimpo Carioca, musical de Tânia Brandão; As Mimosas da Praça Tiradentes, musical de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche e o show Paletó de Lamê – Os grandes sucessos (dos outros). Adaptou o conto O Soldadinho de Chumbo, de H. C. Andersen, para o espetáculo O Soldadinho e a Bailarina, com Luana Piovani e direção de Gabriel Villela.

Seus últimos trabalhos receberam inúmeras indicações nos principais prêmios do Rio de Janeiro: Ricardo III nos prêmios Cesgranrio, Shell, APTR e FITA, A Arte da Comédia nos prêmios Cesgranrio, Shell, FITA e APCA-SP e os musicais Sambinha e Bossa Novinha (prêmios Zilka Salaberry e CEBTIJ).

Ficha Técnica

Autor: William Shakespeare

Adaptação: Gustavo Gasparani e Sergio Módena

Tradução em verso: Ana Amélia Carneiro de Mendonça

Direção: Sergio Módena

Ator: Gustavo Gasparani

Música Original e Direção Musical: Marcelo Alonso Neves

Direção de Movimento: Marcia Rubin

Cenário: Aurora dos Campos

Figurino: Marcelo Olinto

Iluminação: Tomás Ribas

Fotografia: Nil Caniné

Produção: Coisas Nossas Produções Artísticas e Sábios Projetos

Realização em São Paulo: Morente Forte Produções Teatrais

Serviço

RICARDO III

Teatro Sergio Cardoso

Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares)

Rua Rui Barbosa, 153. Bela Vista

Bilheteria: 3288.0136

 De segunda a sábado, das 14h às 17h, para vendas antecipadas. De segunda a domingo, das 14h até o início do espetáculo. Aceita todos os cartões. Vendas:  www.ingressorapido.com e 4003.1212

 

Sexta e Sábado às 19h30 | Domingo às 18h

 Ingressos:

Sexta e Domingo R$ 40 | Sábado R$ 50

 

Duração: 90 minutos

Recomendação: 12 anos

Estreou dia 09 de Abril de 2015 no Auditório do Sesc Pinheiros

  Curta Temporada:

De 14 de Agosto a 13 de Setembro 

 

15 thoughts on “RICARDO III

  1. I feel this is one of the such a lot significant info for me.
    And i am glad studying your article. However should commentary on few general issues, The
    web site taste is great, the articles is truly great : D.

    Good task, cheers

  2. Great blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A theme like yours with a few simple adjustements would really make my
    blog stand out. Please let me know where you got your theme.
    Appreciate it

  3. I blog quite often and I really appreciate your information. This article has really peaked my interest.
    I’m going to bookmark your site and keep checking for new information about once
    a week. I subscribed to your RSS feed too.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Permainan judi slot online terbaik

slot hoki terpercaya

agen bola terpercaya Agen bola bandar bola terbesar link judi slot judi online slot casino live skor