home Acervo UM OUTRO OLHAR – Teatro Cego

UM OUTRO OLHAR – Teatro Cego

Um Outro Olhar

Teatro Cego

Uma peça teatral que celebra a vida

Texto e direção Paulo Palado.

Desde 2012 a C-Três Projetos Culturais vem desenvolvendo o Teatro Cego, um formato teatral onde a peça acontece completamente no escuro, proporcionando, através da arte e do entretenimento, uma experiência única ao público, convidando-o a abdicar da visão e a compreender a trama através de seus outros sentidos (olfato, paladar, tato e audição), utilizando-se de aromas, música e sensações táteis.

A peça tem em seu elenco atores com deficiência visual, cumprindo, assim, um papel social através da arte.

Os espetáculos ”O Grande Viúvo”, ”Acorda, Amor!” e ”Clarear” emocionaram espectadores em vários teatros do Brasil e tornaram-se grandes sucessos de público e de crítica. Saiba mais em www.teatrocego.com.br

Neste novo projeto o Teatro Cego firmou uma parceria com a ONG Cabelegria, que visa realizar 60 apresentações do espetáculo “Um Outro Olhar”, com entrada gratuita, atendendo a um público de 12.000 pessoas.

Fundada em outubro de 2013, a Cabelegria é uma ONG que recebe doações de cabelo, transformando-o em perucas que são doadas, por meio de Bancos de Perucas (itinerantes e fixos), para pessoas que perderam seus cabelos devido ao tratamento quimioterápico ou a outras patologias. Todo o processo é gratuito.

Já foram distribuídas mais de 10 mil perucas para crianças e mulheres de todo o Brasil.

A Cabelegria acredita que a autoestima pode fazer toda a diferença durante um tratamento quimioterápico. Por isso, busca aumentar cada vez mais as doações de perucas para pacientes e expandir seu Banco de Perucas para os maiores centros de tratamento oncológico do Brasil. Saiba mais em www.cabelegria.org

SINOPSE

O Espetáculo ‘’Teatro Cego – Um Outro Olhar’’ conta a história de uma empregada doméstica e sua patroa que passam, ao mesmo tempo, por um tratamento de câncer. As duas encontram-se em momentos diferentes da doença, com a empregada praticamente curada e a patroa iniciando a quimioterapia. A relação dessas duas mulheres mostra as diferentes posturas e dificuldades que pessoas de classes sociais distantes têm diante desse desafio, ao mesmo tempo em que a compreensão das condições de cada uma delas faz nascer uma amizade que se tornará a principal ferramenta de suas lutas. Apesar do tema delicado, a trama se desenvolve com muita leveza, bom humor e sensibilidade, levando o espectador a uma reflexão que aprofunda a discussão sobre aspectos emocionais, sociais e comportamentais da doença. A trama fala sobre generosidade, empatia, amor, medo, superação, respeito e autoestima. Por acontecer completamente no escuro, a peça se utiliza ainda mais da percepção do espectador, fazendo com que o tema proposto possa ser tratado com ainda mais sensibilidade e aprofundamento.

As apresentações acontecerão nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Natal, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, em parceria com hospitais e entidades de cada local ligadas ao câncer.

Ao término de cada apresentação, o público presente será convidado a conhecer o caminhão da Cabelegria, que estará estacionado junto ao local da apresentação, e poderá doar seu cabelo para a confecção de perucas.

Haverá, também, várias opções de perucas prontas para serem doadas a pessoas que tiverem perdido o cabelo em consequência de quimioterapia. Alguns documentos que comprovam o tratamento serão solicitados para a doação da peruca (lista de documentos necessários em anexo). Nesse caminhão, elas contarão com o auxílio de cabeleireiros, podendo sair do local já usando a peruca escolhida.

O projeto é patrocinado pelo Instituto CCR, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

UM OUTRO OLHAR

 Teatro Cego

Duração: 50 minutos

Recomendação: 12 anos

Memorial da América Latina – Sala Multiuso

Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda

Temporada de 15 a 20 de fevereiro

 Dias 15, 16, 17 e 18 de fevereiro (duas sessões por dia) às 19h e 21h.

Dias 19 e 20 de fevereiro (três sessões por dia) às 16h, 18h e 20h.

Nos dias 15, 16, 17 e 18 o caminhão da Cabelegria começa a atender para receber doações de cabelo e doar perucas às 16h.

Nos dias 18 e 19 o caminhão da Cabelegria começa a atender para receber doações de cabelo e doar perucas às 14h.

– Os ingressos serão gratuitos e começam a ser distribuídos 1 hora antes de cada espetáculo. A distribuição será feita de acordo com a ordem de chegada, através de senhas. Só será distribuída uma senha por pessoa.

– 30% dos ingressos serão direcionados para instituições ligadas ao câncer.

Os ingressos que não forem utilizados pelas instituições serão distribuídos para o público na fila.

Doação de Perucas

• Para o Cadastro todos os pacientes deverão ter em mãos os seguintes documentos: Laudo médico, comprovante de quimioterapia, RG e CPF.

• A Cabelegria doa UMA peruca por paciente e se por ventura o paciente já tiver recebido uma peruca da ONG pelos correios ou pelos Bancos de perucas existentes o paciente não poderá receber outra peruca, caso queira ele poderá efetuar a troca da peruca, porém precisará levar a peruca doada.

• O cadastro é bem simples, será feito na parte externa do caminhão e após o cadastro, solicitaremos que o paciente assine um documento (obrigatório) “Comprovante de entrega de peruca” também perguntamos se o paciente autoriza a imagem para que possamos utilizar em nossas redes sociais. Caso aceite, o paciente assina o documento “Termo de Autorização de uso de imagem”. Lembrando que a assinatura desse documento é opcional.

• Após esse processo os pacientes serão direcionados para escolher sua peruca, assim que escolhida receberão um Kit com um álcool em gel, instruções de como cuidar de sua peruca e uma ecobag.

• Todo o processo é gratuito.

FICHA TÉCNICA

Texto e direção – Paulo Palado.

Elenco – Ana Righi, Edgar Jacques, Flávia Stongolli, Ian Nopeney, Luma Sanches, Paulo Palado e Sara Bentes.

Trilha – Paulo Palado

Produção – C-Três Projetos Culturais

Parceria – ONG Cabelegria

Patrocínio – CCR e Teleperformance

Realização – Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura

Assessoria de Imprensa – Morente Forte

200 thoughts on “UM OUTRO OLHAR – Teatro Cego

  1. I wish to show my appreciation to you just for bailing me out of this particular situation. Just after checking through the world-wide-web and meeting tricks that were not powerful, I believed my entire life was done. Being alive without the presence of answers to the problems you’ve resolved all through your main blog post is a critical case, as well as the kind which could have in a negative way affected my career if I hadn’t discovered your web blog. Your main skills and kindness in taking care of everything was crucial. I don’t know what I would have done if I had not discovered such a subject like this. I’m able to at this time relish my future. Thanks very much for your skilled and sensible help. I will not think twice to suggest your blog post to anyone who needs to have guide about this subject matter.

  2. I want to voice my affection for your kindness supporting all those that require assistance with this one situation. Your special dedication to getting the message all around ended up being astonishingly good and has surely permitted associates like me to achieve their desired goals. Your entire interesting instruction implies this much a person like me and further more to my peers. With thanks; from everyone of us.

Comments are closed.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Permainan judi slot online terbaik

slot hoki terpercaya

agen bola terpercaya Agen bola bandar bola terbesar link judi slot judi online slot casino live skor